As Bruxas da Ilha

Sim, elas existem!

As Bruxas da Ilha, videoclipe do single que leva o mesmo nome e que se originou do poema que fiz em 2009. Essa minha atração pela lenda das Bruxas começou no mesmo ano que vim morar na Ilha da Magia em 2006 e confesso, me encantou. O cenário da Ilha, a coisa toda mística e mais as estórias que os nativos contam.
Do nada a poesia virou música. A música cheia de um ar misterioso ficou linda graças ao arranjo do Samuél Rosa, que também entrou no clima.
Quando pensei em fazer o videoclipe não sabia nem por onde começar. Havia chegado de Portugal e tinha na cabeça a idéia de fazê-lo.
Lembrei do cineasta José Tezza, haviam me falado do seu talento com fotografia e cinema. Bingo, a pessoa certa. Aceitou de imediato.
Onde fazer as gravações? Me veio o insight: Na Costa da Lagoa!
Porque? Nem sei! Lembrei que o Bruno meu amigo tem um casarão de época lá.
Pedi obviamente licença para usar o espaço e lá fomos nós às filmagens.
Convidei várias amigas para figurarem como bruxas, as únicsa que aceitaram foram a Andréa Lins e a Vanessa dos cabelos coloridos(bruxas natas),rsrs. As demais sumiram com suas vassouras ao vento sul.
Entaõ do nada chega o José com sua esposa Priscila (a Pri) e três moças que vieram passar uns dias por aqui. Uma irmã da Pri e as demais amigas. Vieram porque sentiram o chamado. Todas tornaram-se bruxas! E que bruxas!!
Ninguém ensaiou nada, sem tomada 2. Todas encarnaram as ancestrais e lá estavam com uma performance nunca vista. Maravilhosas.
Até o cachorro

E eu falei para o José durante as filmagens: gostaria que tivesse um cão negro aqui para ficar mais misterioso o clima, Foi quando nos deparamos com o próprio saindo da mata.
Contracenou conosco também sem ensaios prévios. Ficou perfeito.
Não sabiamos da história daquela região da Costa da Lagoa. A medida que filmavamos o Bruno ia nos contando que lá se iniciara a Lenda das Bruxas da Ilha. Que fantástico, intuitivamente escolhemos o lugar!

Ao entrar no casarão todos nós sentimos calafrios, era esperado, O antigo engenho construído por escravos em 1.700 guardou o sofrimento de muitos que ali padeceram.
As bruxas de certa forma vieram energizar o local.

Bruxas em ação:

E iniciou o ritual da minha iniciação bruxística. Não se sabe ao certo se eu já havia estado naquele lugar séculos antes como bruxa-mor ou se simplesmente fui iniciada num sonho. A resposta fica por conta do espectador.

Misteriosas:


Belas, charnosas,
morenas e brancas
luas, cansadas
descalsas e nuas
As bruxas da Ilha
de todas as cores
Sugam as almas
pobres pescadores!

Segue o vídeo na íntegra:
"O dia de gravação foi fantástico! O tema já era muito propício, sobre as bruxas da ilha. 
A locação então abriu um portal, estávamos numa casa de meados de 1750 onde existe até hoje um engenho, exatamente onde é de fato a lenda das bruxas da ilha, na Costa da Lagoa.
Tudo fluiu de maneira mágica e a sintonia de todos foi incrível, com sinais de outros mundos acontecendo.(relato do cineasta José Tezza..🧙🧙🧙"

Todas as fotos são da PRI

Comments

Popular Posts