A África dos meus sonhos Parte 1 -Angola

Um dia me deu uma febre de assistir filmes sobre a África, também assistia documentários e os programas do NatGeo sobre animais selvagens.A paixão pelo monte Kilimanjaro foi imediata!
Fiquei muito tempo sonhando em um dia poder estar lá e vislumbrar de perto o majestoso monte que cincundado pelo Victoria Lake divide o Kenya e Tanzânia.
Acabei por razões menos prováveis plasmando meu sonho.
Ainda aqui no Brasil, comecei a gostar de ouvir músicas africanas em especial as composições da cantora Anjelique Kidjo. Decorei quase todo o seu repertório e fiz um show africano no Open Shopping em Jurere Internacional.
No mesmo ano amigas que há muito eu não via entraram em contato comigo via rede.
Jô que morava em Angola já há uns cinco anos e desde então não nos viamos, entrou em contato comigo e me fez o grande convite de estar lá conhecendo a tão sonhada África.
Claro, não pensei duas vezes. Lá estava eu lutando bravamente com o consulado de Angola no Rio para me liberar o visto de turismo e poder realizar meu sonho. No meu planejamento eu ficaria uns dias em Angola e de lá partiria para o Kênya rumo ao Kilimanjaro.

Já no avião:

Não vou postar aqui minha cara preocupada de estar chegando em outro continente sozinha.
Mas depois passou todo o receio.A comitiva que me aguardava há exatos 4 meses me recepcionou como nunca. Josley e os amigos, Na mesa Brasil, Angola, Israél, uma mesa internacional. Depois disto aproveitamos cada dia intensamente em Angola.


Todos os finais de tarde com um colorido especial e a companhia inestimável desses amigos marcaram minha estada em solo Angolano. Posso dizer que nunca havia esperado recepção tão calorosa. Os sete dias planejados passaram voando.
Sunset perfeito em continente Africano


Desde então eu, Jô. Kari e Haroldo saímos aos arredores para que me mostrassem todas as belezas e curiosidades de Luanda.



Eu e Jô numas formações rochosas chamadas de Miradouro da Lua, que fica no municipio da Samba em Luanda.
 Há evidências de que houve sucessivas regressões e transgressões marinhas que não só erodiram a formação de areias vermelhas mas que por sua vez foram depositando areias litorais acima desta; esta deposição não ocorreu de forma completamente horizontal, o que pode-se deduzir com facilidade pela observação no campo do posicionamento da formação que lhe serve de base que é a formação de areias vermelhas que se encontra ligeiramente inclinada em direcção ao litoral. Por sua vez essa teoria parece ser lógica por causa do tipo de feições criadas pelos processos erosivos já mencionados.
(Fonte Geologia Estudos de Campo)

Ela fez meu turbante em 5 segundos, eu levaria dois dias!

Africana Branca, adorei o look

A primeira coisa que faço quando viajo a outro Pais é me caracterizar ou usar algo da cultura local. Acho fantástico isso, é como uma forma de reverenciar o povo local.


Museu da Escravatura






Claro que chorei, que lugar triste. Hoje é apenas um local mas foi daqui que sairam nossos irmãos humanos acorrentados nos porões dos navios rumo ao seu triste destino para serem escravos no Brasil.
Vendidos como coisas, pelos seus iguais em Angola. Isso mais do que tudo me fez ficar meditativa o dia todo. O sentimento que paira no ar é o de milhares que ali estiveram, a dor, a tristeza, a angústia.
Compus a música áfrika ainda no Brasil antes de viajar. Mas foi lá que senti as batidas do tambor(dos corações) desses irmãos africanos marginalizados e que continuaram perdidos depois de libertos. Uma alforria de corpos mas não das almas que ficaram marcadas e acorrentadas passando de geração a geração esse estigma tão triste!

Daqui vejo meus irmãos
Meus irmãos que foram
são meus irmãos de sangue
São meus irmãos de luta
O sangue de sua pele jorra
molha meu olhar perdido
o mar tão grandioso os leva
para além dos grilhões onde não há fé
ferem as correntes e fere a vergonha
da impotência e da incerteza.

Fui dali embora aos prantos,
irmãos choram, ainda no mar choram
choram os que partiram, os que não chegaram
e os que ficaram ao exílio!
Eram guerreiros.

(Blog da Lora)
Quem quiser ouvir o single Afrika abaixo
https://open.spotify.com/track/1DUaTsVoLAwTENCoQSfoDe?si=3pMoVyGZQMSJWuTVl9_2kA



Esse é um dos amigos que fiz, ele cuida hoje do Museu. 
Seu olhar, a fortaleza!




Amigos, irmãos e irmãs africanos!



Crianças são crianças, em qualquer lugar do mundo!

Meu coração é negro.
Negro, guerreiro, Áfrika!

Comments

Popular Posts