terça-feira, 29 de maio de 2012

Banco do Brasil realiza IV Encontro de Jornalistas do Nordeste

Evento se realizou de 16 a 18 de maio, em Ipojuca (PE), e abordou a superação da pobreza
Com o tema “Tecnologia Social para a Superação da Pobreza – o papel dos comunicadores”, a quarta edição do Encontro de Jornalistas do Nordeste, promovido pelo Banco do Brasil (BB), visa impulsionar a divulgação de soluções sociais criadas pelas comunidades e que ocasionaram reduções nos índices de pobreza. A interlocução entre iniciativas públicas e privadas será apresentada por especialistas com o objetivo de envolver os comunicadores no debate sobre o desenvolvimento local sustentável.
O evento que aconteceu de 16 a 18 de maio, em Ipojuca (PE), reuniu cerca de 120 profissionais do Nordeste e de outras regiões. O Encontro foi dividido entre palestras, debates e o lançamento do livro “Tecnologias Sociais e Mudanças Climáticas – pautas urgentes”. Houve, ainda, uma visitação à tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), no município de Cabo de Santo Agostinho.

Tecnologia Social

O conceito de Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As tecnologias sociais servem à disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. A Fundação Banco do Brasil certifica tecnologias sociais de acordo com os critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade. Essa certificação ocorre a cada dois anos, desde 2001, por ocasião do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e as TSs certificadas integram o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil: (http://www.tecnologiasocial.org.br/)

Olha a programação,bárbara! Parabéns a iniciativa do Banco do Brasil

Quinta-feira (17 de maio)
9h – Visitação a unidade do Pais no município de Cabo de Santo Agostinho / Assentamento Ipiranga;
15h30 – Apresentação Coral de Crianças do Programa AABB Comunidade (AABB Timbaúba);
16h – Solenidade de Abertura (Fundação BB, BB, BNDES, UFPE, Prefeitura de Ipojuca);
Palestra “Políticas Públicas e Tecnologias Sociais para superação da pobreza no Nordeste” – Jorge Streit (FBB), Jackeline Natal (Dieese), Emerson Weiber (FBB) e Livânia Frison (Pólo de Tilápia de Mato Grande/RN)
18h – Palestra “Plataforma de Tecnologias Sociais na Rio+20” – Claiton Mello (FBB); Dionísio Carvalho (Portal Repórter Ambiental); José Sóter (Abraço).
Sexta-feira (18 de maio)
9h – Painel “Universalização da Água: A Tecnologia Social Cisterna de Placas como no Semiárido";
Éder Melo (FBB); Dalvino Franca (ANA); Ângelo Fuchs (BNDES); Marcos Dal Frabbro (MDS); , Naidson Baptista (ASA) Fábio Guibu (Folha de São Paulo)
14h – Painel “Inclusão Digital e Protagonismo Social”;
(Claiton Mello (FBB); Lygia Puppato (Ministério das Comunicações); Francisco Júnior (MP3 Teresina); Tarcília Rego (Jornal O Estado/CE)
16h – Painel “Economia Solidária e Empreendedorismo Social e combate à pobreza”;
Regilane Fernandes (Senaes/MTE); Júlio Caetano (FBB) Rodrigo Nogueira (BB/UDS); Antônio Leopoldino Sitonho (Casa Apis); Evaldo Costa (Governo de Recife/PE).
18h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário