quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Terra de Zumbis!


“Penso,logo existo!”Quem já não ouviu esta frase do grande filósofo René Descartes?Este é o princípio fundamental de toda a certeza racionalista. Para chegar ao 'penso, logo existo', Descartes utilizou-se da dúvida radical ou hiperbólica. Ele duvidou inicialmente de suas sensações como forma de conhecer o mundo, duvidou da certeza advinda das entidades matemáticas, através do argumento do gênio maligno, mas não teve como duvidar que estava duvidando! Eis aí a primeira certeza: duvido, logo existo, mas duvidar é um modo de pensar, então: 'Penso, logo existo.', que significa: penso, logo tenho consciência de mim mesmo, ou penso, logo sei, ou penso, logo tenho consciência, ou penso, logo sei algo certo.
Confuso não?
Eu pretendo com este discurso, ser um pouquinho ousada e propor um adendo à frase de Descartes:
“Penso, logo existo,então participo!” Parece vago pra você leitor?
Então, vamos caminhar juntos para onde quero chegar com esta colocação.Se eu penso e existo e não participo,não tenho ação e não levo a questionar o que existe ao meu redor...eu poderia ser comparada a um zumbi.(que quer dizer morto-vivo ou escravo de uma condição).Gosto mais do segundo termo “escravo de uma condição”!
E é justamente isto que me leva a escrever estas palavras a vocês.
O que vejo na nossa sociedade atual me remonta a uma imagem funesta de “zumbis escravos de um sistema político digamos: cômodo, zumbis escravos do mal uso da tecnologia que desenvolveram, seres inanimados caminhando em bandos rumando todos sem destino.Vítimas de uma sociedade que deixou de se preocupar com o “social”,que esta destruindo suas raízes próprias e sua cultura e esta formando cidadãos sem opinião própria e o pior mais infelizes do que nunca.
O que me leva a voltar no tempo,e observar a historia.Não obstante sabemos que na Roma antiga,dos grandes cesares, o lema era :”Pão e circo ao povo!”
Creio que não estamos longe disto pois o proprio discurso do nosso representante máximo que é o Presidente da República do Brasil quando nos fala que se orgulha que hoje o Brasil tem mais de 152 milhões de assinantes de telefones celulares e que o brasileiro tem maiores condições de comprar equipamentos eletro-eletrônicos,etc,etc... Pois muito bem,o discurso para mim soa um pouco,digamos, vago....de prioridades!!!.Porque será que fiquei aborrecida com isto.
Talvez porque eu veja um monte de pessoas coniventes com o que vêem mas não enxergam,esses zumbis ausentes e infelizes que citei anteriormente.Preocupados com o ultimo lançamento automobilístico,com o seu laptop,com suas compras no shopping,com suas conversas virtuais regadas a novelas das oito da Rede Globo.Sei que a um primeiro momento posso parecer dramática para alguns mas pelo menos erguerei minha voz,minha bandeirinha...ainda que pequenina mas de cores fortes e estampas vivas.Viva - s....entende o que quero dizer?
Vivemos uma pseudo-democracia.E o que é a Democracia???
“Governo do povo,para o povo e pelo povo!”Frase linda não?como conceito mas não como prática.
Somos todos culpados e não vitimas.Culpados por estarmos sendo coniventes com uma ditadura mascarada:Pão e circo aos cidadãos brasileiros.Enquanto copiamos modelos da dita “globalização”,fruto da idéia de potencias que faliram por administrar mal suas próprias teorias vemo-nos hoje escravos dessa ditadura, onde nossa cultura,nossos valores e nossa opinião,principalmente nosso discernimento esta massificado.Não temos voz ativa, como em saudosos movimentos estudantis que víamos nas décadas de 70. Esta é a cara do Brasil que me é saudosa, não este Brasil que assistimos de camarote, que aplaudimos como marionetes padronizadas.

Talvez porque eu e mais algumas poucas pessoas saibam que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. E enquanto nossos “líderes” nos distraírem com brinquedinhos eletrônicos e lazer de massa,esquecemos de pensar e creio que é isto que eles realmente querem.”Uma massa desinformada e fácil de conduzir!”Pois quem pensa,questiona...gera mudanças!Esta é a sua vez de pensar!!
Pense,exista e participe!Faça sua parte,tome o que é seu por direito!Sua Pátria,seu território,sua cidade,seu problema social!Não assista de camarote, o problema também é seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário